27 de março de 2009

Calzone de Bacalhau


INGREDIENTES

40 gr de fermento fresco para pão 01 colher de sobremesa de açúcar 01 colher de sobremesa de sal 02 ovos inteiros ½ xícara de chá de óleo 50 gr de manteiga sem sal ½ xícara de chá de água morna ½ xícara de chá de leite morno 500 gr de farinha de trigo (aproximadamente) Recheio 300 gr de espinafre cozido e refogado com alho, azeite e temperos 300 gr de bacalhau demolhado e refogado com temperos a gosto 200 gr de queijo prato ralado grosso 03 tomates médios sem sementes, com a pele, picadinhos e temperados 300 gr de requeijão cremoso (de baldinho) ½ xícara de chá de parmesão ralado grosso

MODO DE PREPARO

Dissolva o fermento com o açucar, junte os demais ingredientes sendo a farinha de trigo por último e aos poucos, amassando e "rasgando" a massa até obter uma textura muito macia e homogênea. Deixe-a descansar até dobrar de volume abra com o rolo e aplique o recheio, pincele com ovo batido e aplique a cobertura de gergelim, orégano, queijo parmesão ou sementes de papoula. Leve ao forno a 200ºC por 30 minutos ou até que estejam dourados. Montagem do Calzone Abra a massa em dois ou três discos, coloque uma camada de bacalhau, espinafre, queijo prato, requeijão cremoso e tomates (bem espremidos) e parmesão ralado. Em seguida, feche como calzone e aperte muito bem as bordas, pincele com ovo batido e salpique queijo ralado ou algo de seu gosto e leve ao forno para assar.

Porchetta Romana (ou Leitoinha)

INGREDIENTES

- sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto - 1 lateral de leitão (com +/- 12 kg desossada, sem a paleta e sem o pernil) - 2 colheres (sopa) de semente de erva doce - 5 ramos de alecrim - 1 xícara (chá) de folhas de manjericão - 1 xícara (chá) de folhas de sálvia - Meia colher (sopa) de pimenta malagueta - 8 dentes de alho picados - suco de 3 limões - suco de 5 laranjas - 1 xícara (chá) de aceto balsâmico (ou vinagre de vinho tinto) - 300 ml de azeite de oliva - 1 xícara (chá) de óleo - 1 kg de lingüiça calabresa fresca sem a pele e desmanchada - 10 fatias finas de pancetta (ou bacon) - 1 litro de caldo de carne (ou de caldo de frango ou de legumes) - batatas para forrar a assadeira

MODO DE PREPARO

1º - Esfregue sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto em 1 lateral de leitão (com +/- 12 kg desossada por toda a carne (inclusive no couro). 2º - Numa tigela misture 2 colheres (sopa) de semente de erva doce, 5 ramos de alecrim debulhados, as folhas de manjericão, 1 xícara (chá) de folhas de sálvia, a pimenta malagueta, 8 dentes de alho picados, suco de os limões, suco de 5 laranjas, o aceto balsâmico (ou vinagre de vinho tinto), 300 ml de azeite de oliva e 1 xícara (chá) de óleo. Espalhe esta mistura sobre a carne e deixe marinar por uma noite. 3º - No dia seguinte com auxílio de uma faca, abra a carne e coloque 1 kg de lingüiça calabresa fresca sem a pele e desmanchada, cubra com 10 fatias de pancetta (ou bacon), enrole e amarre a carne com um barbante bem forte. Faça alguns furos por toda a porchetta, coloque sobre uma assadeira forrada com fatias grossas de batata (que é para não grudar). Regue com a marinada e com 1 litro de caldo de carne (ou de caldo de frango ou de legumes). 4º - Leve ao forno pré-aquecido a 130 graus e deixe cozinhar por 1 hora. Vire a carne e deixe mais meia hora, e cubra com papel alumínio. Deixe mais 1 hora e meia (sempre olhando de meia em meia hora) e regando de vez em quando com caldo que se formou a assadeira. 5º - Quando estiver pronta, retire da assadeira e deixe esfriar naturalmente por 3 a 4 horas. Leve à geladeira e coma no dia seguinte ou como antipasto ou em um sanduíche de pão italiano com mostarda de mel ou salsa de rúcula. Pique as batatas que restaram na assadeira, faça uma farofa com cebola, ovos e farinha.

RENDIMENTO

Esta iguaria já apreciada na Antiga Roma. Os banquetes não seriam tão festejados, se não fosse oferecidos aos começais a suculenta porquetta ou cinghiale ai ferri (javali nos espetos). Antes assadas em roletes, hoje a porquetta é feita em fornos de barro ou até residências. Servida fria, em fatias, sobre um generoso pedaço de pão rústico italiano, é possível degusta-la em eventos esportivos, culturais, nas estradas vicinais que entrelaçam a região centro- norte da Itália. Vendidos em pequenos trailers transformados em inesquecíveis cozinhas itinerantes.

Bolo cremoso de chocolate

INGREDIENTES

1 xícara (chá) de açúcar

2 colheres (sopa) de manteiga ou margarina

3 ovos (claras separadas)

1 ½ xícara (chá) de leite

250g de farinha de trigo

1 xícara (chá) de chocolate em pó

2 colheres (sopa) de rum

1 colher (sopa) de fermento em pó

COBERTURA

1 lata de doce de leite com chocolate

MODO DE PREPARO

Na vasilha da batedeira coloque o açúcar, a manteiga e as gemas. Misture com auxílio de uma colher. Adicione o rum, o leite, a farinha e o chocolate. Bata para se agregarem. Desligue. Agregue delicadamente as claras em neve e o fermento. Coloque em uma assadeira redonda de buraco no centro, untada e polvilhada. Leve ao forno préaquecido 200°C por 20 a 25 minutos. Retire do forno e deixe esfriar. Corte ao meio e recheie com metade do doce de leite com chocolate. Cubra o bolo com o restante do doce. Decore a gosto. DICA: Sirva com sorvete.

ESPAGUETE AL MARE

INGREDIENTES

1 colher (sopa) de azeite

1/2 cebola média picada

2 dentes de alho picados

1/2 xícara de cenoura picada

1/3 de xícara de salsão picado

1 colher (chá) de manjerona picada

uma pitada de açúcar

1 colher (chá) de orégano

1 xícara de abobrinha cortada finas

1 lata (400 g) de tomate com o suco

2 colheres (sopa) de extrato de tomate

sal e pimenta-do-reino a gosto

250 g de espaguete

200 g de vôngole limpo

MODO DE PREPARO

1. Aqueça o azeite em uma panela e refogue ligeiramente a cebola e o alho. Acrescente os demais ingredientes, com exceção do espaguete e dos vôngoles. Misture bem. Deixe cozinhar em fogo médio por 10 minutos aproximadamente, ou até que os legumes fiquem cozidos. 2. Enquanto isso, cozinhe o espaguete em água salgada fervente, deixando-o al dente. 3. Adicione os vôngoles ao molho de legumes, mexa e deixe no fogo por mais 6 minutos. Misture ao espaguete escorrido e sirva imediatamente de pão de alho e de salada verde.

Feijoada light

Ingredientes para a Feijoada:
½ kg de feijão preto
130g de lingüiça defumada light
180g de lombo defumado
150g de lombo salgado
180g de carne seca magra
100g de ricota defumada
1 envelope de caldo de carne light
1 buquê garni
2 litros de água
5 ramos de tomilho
2 dentes de alho
½ pimenta dedo-de-moça
Sal.

Ingredientes para a Couve:
200g de couve fresca
1 colher (chá) de caldo de legumes light em pó
1 colher (sopa) de alho desidratado.
Ingredientes para o Torresmo de Nabo:
1 nabo
1 envelope de caldo de carne light
20 gotas de essência de bacon
50 ml de água.

Modo de preparo da Feijoada:
Limpe o lombo salgado e a carne seca e deixe dessalgar por 12 hora em uma panela com água, trocando a água de 2 e 2 horas. Coloque o feijão já lavado em uma panela de pressão, junte caldo de carne, água, carnes ainda inteiras, buquê garni e leve ao fogo por 30 minutos. Com cuidado retire as carnes, corte-as em cubos e reserve. Em um liqüidificador coloque 3 conchas de feijão cozido com bastante caldo, bata e passe em uma peneira. Em outra panela seque o alho com pimenta picada e tomilho, junte caldo de feijão peneirado, pedaço de ricota e deixe engrossar um pouco. Retire a ricota e pique em pedaços. Junte o feijão cozido, tempere com sal e misture bem. Em uma panela coloque a ricota e as carnes picadas, despeje um pouco de caldo e aqueça.

Modo de preparo da Couve: Em uma frigideira junte couve, caldo de legumes light e leve ao fogo até secar bem.

Modo de preparo do Torresmo de Nabo: Misture água, caldo de carne, essência de bacon e junte o nabo fatiado. Em seguida vá retirando um por um e arrumando em um prato sem sobrepor, leve ao microondas por 3 minutos, retire, passe para uma assadeira e leve ao forno até ficar bem sequinho (cerca de 6 minutos).

Risoto de bacalhau, azeitonas e brócolis

Ingredientes:

2 colheres (sopa) de azeite
3 (gr) de alho batido
100 (gr) bacalhau dessalgado
20 (gr) de azeitonas pretas
30 (ml) de molho pelatti
240 (gr) de arroz arbóreo pré-cozido
30 (gr) brócolis cozido
180 (ml) fundo de peixe
30 (gr) parmesão
30(gr) manteiga
Vinho (suficiente para deglaçar)

Modo de preparo:
1. Refogue o alho no azeite. Adicione o bacalhau, deglaçar com vinho branco,refogue por mais um pouco.
2. Acrescente as azeitonas, o arroz arbóreo e o molho pelatti.
3. Adicione o necessário de fundo de peixe, adicione o brócolis e no final e agregue o parmesão.
4. Finalize a manteiga fora do fogo.
Informação nutricional
253,2 kcal
38,5g carboidratos
19,5g proteínas
7,9g gorduras.

Pizza grelhada

Ingredientes para a massa:

1 tablete de fermento para pão
1 xícara (chá) de água morna
1 colher (sopa) de margarina light
1 xícara (chá) de farinha de trigo integral
Cerca de 1 1/2 xícaras (chá) de farinha de trigo
Sal a gosto.

Ingredientes para o recheio:

200 g de mussarela light
1 1/2 xícaras (chá) de leite
2 colheres (sopa) de amido de milho

Ingredientes para a cobertura:

2 berinjelas médias
6 tomates pequenos
2 colheres (sopa) de azeite
Sal a gosto
Manjericão fresco a gosto.

Modo de preparo da massa:
Dissolva o fermento na água morna e junte a margarina, a farinha de trigo integral e o sal e vá adicionando a farinha de trigo até ficar uma massa
firme que desgrude das mãos. Coloque em uma tigela, cubra e deixe descansar por 30 minutos. Faça 6 bolas com a massa e abra cada uma delas em formato redondo, bem fino.

Modo de preparo da cobertura:
Corte a berinjela em rodelas e deixe de molho em água e vinagre. Misture 1 colher de sopa de azeite e um pouco de água em uma frigideira grande funda revestida com o antiaderente e acomode as fatias de berinjela, uma ao lado da outra. Tampe e deixe por cerca de 10 minutos, vire do outro lado e deixe o líquido secar. Vá virando a berinjela até ficar sequinha e grelhada. Reserve. Lave bem os tomates e corte em 3 fatias, coloque o restante do azeite em uma frigideira com um pouco de água e acomode os tomates e o manjericão, deixando que fiquem grelhados.

Modo de preparo do recheio:
Bata os ingredientes no liquidificador e leve ao fogo até engrossar. Coloque um disco de massa em uma frigideira média revestida com o antiaderente, tampe e leve ao fogo baixo por cerca de 5 minutos. Vire do outro lado, espalhe um pouco do recheio, enfeite com a berinjela e os tomates, tampe e deixe mais 5 minutos para derreter o queijo.

Panqueca de frango

Ingredientes para a massa:

1 xícara (chá) de leite desnatado
1 ovo
1 colher (chá) de óleo de milho
1 xícara (chá) rasa de farinha de trigo
1 pitada de sal

Ingredientes para o recheio:
500 g de filé de frango
1 cebola picada
2 tomates sem pele e sem sementes
Sal a gosto
Salsa picada a gosto
1/2 xícara (chá) de requeijão light
Ingredientes para o molho:

1 cenoura em tiras
1 abobrinha em tiras
2 talos de salsão em tiras
1 colher (chá) de azeite
1/2 xícara (chá) rasa de manga em tiras
Coentro fresco a gosto
Modo de preparo da massa:

Bata os ingredientes no liquidificador. Aqueça uma frigideira antiaderente e faça as panquecas. Modo de preparo do Recheio: Frite os filés em uma frigideira antiaderente, junte cebola e tomate e vá pingando água até cozinhar. Espere amornar, desfie no processador ou na mão e misture com requeijão. Recheie as panquecas, coloque em um refratário e mantenha aquecida no forno.
Modo de preparo do molho:

Refogue cenoura, abobrinha, salsão no azeite e quando começar a amaciar, junte manga e coentro. Sirva sobre as panquecas.

Rendimento: 6 porções
Calorias: 236 kcal / cada

26 de março de 2009

Pudim de laranja

Tempo de preparo: 10 minutos

Tempo de cozimento: 40 minutos

Tempo total: 50 minutos

Ingredientes
- 1 lata de leite condensado
- a mesma medida de suco natural de laranja
- 3 ovos
- 2 colheres (sopa) rasas de farinha de trigo
- 1 pacote (100 g) de coco ralado

Modo de Preparo
Bata todos os ingredientes no liquidificador. Em uma panela, coloque o açúcar e faça uma calda. Cubra o fundo de uma forma para pudim com o caramelo. Em seguida, acrescente o conteúdo do liquidificador.
Cozinhe em banho maria por 40 minutos. Espere esfriar. Tire da fôrma e leve à geladeira até ficar gelado.

Quantidade de porções: 10

Análise calórica e nutricional por porção
Calorias: 244,6 calorias
Carboidratos: 28,9 g
Proteínas: 6,1 g
Gorduras: 11,6 g

Tota de bolacha de maizena

Tempo de preparo: 45 minutos
Tempo de cozimento: não se aplica
Tempo total: 45 minutos
Ingredientes
- 1 lata de leite condensado
- 1 gema
- 3 claras em neve
- 6 colheres (sopa) de açúcar para o merengue
- 1 lata de creme de leite sem soro
- 1 pacote de bolacha tipo maisena
- 1 copo de leite
- 4 colheres (sopa) de chocolate granulado
Modo de Preparo
Coloque o leite condensado e a gema em uma panela e leve ao fogo.
Mexa sempre até desgrudar do fundo da panela. Reserve. Em um prato, coloque o leite. Molhe rapidamente as bolachas. Coloque-as em um refratário e cubra com parte do creme. Alterne as camadas de bolacha e creme. Bata as claras em neve e adicione o açúcar aos poucos, sempre batendo. Pare de bater e acrescente o creme de leite. Mexa delicadamente até ficar um creme homogêneo. Cubra a torta com essa mistura. Confeite com chocolate granulado. Cubra com papel alumínio e leve à geladeira
Quantidade de porções: 10 porções
Análise calórica e nutricional por porção
Calorias: 414,8 g
Carboidratos: 48,2 g
Proteínas: 9,9 g
Gorduras: 19,4 g

Suco de Uva Energético

Tempo de preparo: 5 minutos

Tempo total: 5 minutos

Ingredientes
- 25 ml de suco de uva concentrado
- 25 g de beterraba crua
- 100 ml de suco de guaraná light
- 1 colher (sopa) de açúcar
- gelo

Modo de Preparo
Separe o gelo e bata todos os outros ingredientes no liqüidificador. Coe, adicione o gelo e sirva.

Quantidade de porções: 1

Análise calórica e nutricional por porção
Calorias: 89,3 calorias
Carboidratos: 21,7 g
Proteínas: 0,4 g
Gorduras: 0,3 g

Torta de milho e frango

Tempo de preparo: 1 hora

Tempo de cozimento: 50 minutos

Tempo total: 1 h e 50 minutos

Ingredientes
- 12 espigas de milho verde
- 2 ovos
- 3 colheres (sopa) de farinha de trigo
- 1 copo de óleo
- sal a gosto
- pimenta de cheiro a gosto
- cebolinha a gosto
- coentro
- 1 cebola picada
- 1 colher (sobremesa) de fermento em pó
- 2 peitos de frango cozidos desfiados
- 6 fatias de mussarela
- 6 fatias de presunto

Modo de Preparo
Rale as espigas de milho. Misture o milho com todos os ingredientes, exceto o frango, a mussarela e o presunto. Unte uma fôrma quadrada.
Cubra o fundo da fôrma com metade da massa. Faça uma camada de com a metade do frango. Cubra com outra metade da massa e faça outra de frango. Cubra com presunto e mussarela. Leve ao forno para assar até dourar.

Quantidade de porções: 6

Análise calórica e nutricional por porção
Calorias: 645,8 calorias
Carboidratos: 59,3 g
Proteínas: 17,5 g
Gorduras: 37,5 g

Maçã ao forno

Tempo de preparo: 15 minutos
Tempo de cozimento: 20 minutos
Tempo total: 35 minutos
Ingredientes
- 3 maçãs grandes
- 3 ovos grandes
- 1 lata de leite condensado - 6 colheres (sopa) de açúcar

Modo de Preparo:
Descasque as maçãs e corte em fatias finas. Unte a fôrma refratária média com margarina e espalhe as fatias, formando uma camada.
Separe as claras e reserve. Leve ao fogo baixo, as gemas misturadas com o leite condensado. Mexa até formar um creme e soltar da panela.
Coloque essa mistura sobre a camada de maçãs. Bata as claras em neve até o ponto de suspiro, acrescentando aos poucos o açúcar. Coloque sobre o creme mesmo que ainda esteja quente. Espere esfriar. Cubra com papel alumínio e leve à geladeira. Deve ser feita na véspera.
Quantidade de porções: 10
Análise calórica e nutricional por porção
Calorias:
212,1 calorias
Carboidratos: 36,4 g
Proteínas: 5,0 g
Gorduras: 5,1 g

13 de março de 2009

Torta de Batata e Carne Moída

Ingredientes
Purê:
- 2 batatas grandes cozidas e espremidas (550 g)
- 1 ½ de xícara (chá) de leite desnatado (300 ml)
- 1 xícara (chá) de Aveia em Flocos Regulares Quaker (80 g)
- sal a gosto
- pimenta do reino moída na hora
- ¼ de xícara (chá) de queijo parmesão ralado para decoração (18 g)
Recheio:
- 1 ½ colher (sopa) de azeite (15 g)
- 1 cebola picada (100 g)
- 350 g de carne moída magra
- sal a gosto
- pimenta do reino moída na hora
- ½ xícara (chá) de castanha-do-pará picada (75 g)
- ¼ xícara de azeitonas pretas (20g)
- 5 talos de cebolinha lavados e picados
Modo de Preparo:
Purê: misture todos os ingredientes. Divida-o em 2 partes iguais e reserve. Recheio: aqueça bem uma frigideira em fogo alto. Acrescente o azeite e refogue a cebola. Junte a carne moída e cozinhe por cerca de 5 minutos. Tempere com o sal e a pimenta. Desligue o fogo e acrescente a castanha-do-pará e a cebolinha.

Montagem: unte um refratário retangular de 20x30 cm com azeite. Preencha o fundo do refratário com metade do purê e cubra com o recheio. Termine preenchendo com o restante do purê. Polvilhe com o queijo parmesão e leve ao forno a 180º C por cerca de 35 minutos.

Rendimento: 8 porções
Tempo de preparo: 30 minutos

11 de março de 2009

Escabeche

Ingredientes:
Carne:
1 kg de lagarto sem gordura
1 folha de louro
Sal
1/4 de xícara (chá) de MARIA Temperos do Brasil (50 ml)
Molho:
2 cebolas fatiadas
1/2 xícara (chá) de MARIA Temperos do Brasil (100 ml)
1/2 xícara (chá) de azeitonas verdes em lascas
2 cenouras raladas
1 colher (sopa) de alcaparras picadinhas
Sal
Cheiro-verde para decorar
Preparo:
Tempere o lagarto com o louro e o sal. Na panela de pressão refogue a carne no MARIA até que fique dourada. Acrescente 2 xícaras (chá) de água (400 ml), tampe a panela e cozinhe em fogo baixo por 40 minutos. Desligue o fogo e deixe esfriar. Embrulhe a carne em papel-alumínio e leve à geladeira por 3 horas para depois fatiar.
Faça o molho: refogue rapidamente as cebolas no MARIA, acrescente os demais ingredientes e tempere com sal. Regue as fatias de largarto com molho e leve à geladeira por uma noite. Polvilhe o cheiro-verde e sirva com pão italiano.
Rendimento:
8 porções.
Tempo de Preparo:
30 minutos.

Torta rápida de frango

Ingredientes:

2 ovos
2 xícaras (chá) de leite
1 xícara (chá) de Maria Italiano
2 xícaras (chá) de farinha de trigo
2 colheres (chá) de sal
1 colher (sopa) de fermento em pó
1/2 peito de frango cozido desfiado (200 g)
1 lata de ervilhas escorridas
1 tomate picado
Preparo:
Unte e enfarinhe uma assadeira média. Deixe o forno pré-aquecido em 180 ºC. Bata no liquidificador os ovos, o leite, Maria Italiano, a farinha, o sal e o fermento. Espalhe a metade no fundo da assadeira, distribua o frango, as ervilhas, e cubra com a massa restante. Leve ao forno por cerca de 30 minutos. Sirva quente ou fria.

Escondidinho de Carne Seca

Ingredientes:
500 g de carne seca
4 colheres (sopa) de MARIA Cebola
1 kg de batata cozida e amassada
1e 1/2 xícara (chá) de leite
Sal a gosto
1 tomate (sem sementes) em cubos
Salsa picadinha a gosto
1 colher (sopa) de queijo parmesão ralado
Modo de preparo:
De véspera deixe a carne seca de molho em água. Escorra bem. Cozinhe em água até amaciar. Desfie e reserve. Faça um purê com 2 colheres (sopa) de MARIA Cebola, a batata, o leite e o sal. Reserve. Refogue o tomate no MARIA Cebola restante. Acrescente a carne desfiada, a salsa e misture bem. Num refratário (médio) faça camadas de purê do refogado de carne e do purê restante. Polvilhe com o queijo parmesão e leve ao forno (médio) para gratinar.
Rendimento:
8 porções.
Momento de uso de MARIA:
1. No purê de batata.
2. No refogado de carne.

6 de março de 2009

Filé de frango cozido no microondas

Ingredientes
200g de filé de frango
Tiras finas de pimentão
Tiras finas de cenoura
Tiras de salsão
Tiras de Cebola

Modo de Preparo
Bata bem todos os filés de frango até que fiquem com 1 cm de espessura. Coloque pimentão, cenoura, salsão e cebola em um papel-toalha. Coloque o frango por cima e cubra com a manteiga e tempere. Dobre o papel formando um envelope . Coloque no microondas sobre uma travessa e borrife com um pouco de água. Cozinhe em potência alta por 5 minutos e deixe descansar mais 5 antes de por a mesa.

Tempo de Preparo
10 minutos

Nhoque de microondas


Ingredientes para a massa
1 kg de batatas cozidas e espremidas
5 colheres de sopa de maizena
2 colheres de sopa de manteiga ou margarina
2 ovos
1/2 xícara de chá de leite quente
Sal a gosto

Ingredientes para o recheio
200 g de presunto picado
200 g de mussarela picado.

Ingredientes para a cobertura
Molho de tomate
Queijo parmesão ralado.

Modo de preparo
Misture todos os ingredientes da massa, espalhe metade em uma forma refratária, recheie com presunto e mussarela e cubra com o restante da massa. Faça vários furos com o auxílio de um garfo na superfície do nhoque, espalhe o molho de tomate, polvilhe fartamente com parmesão e leve ao microondas.

Molho a bolonhesa de microondas

Ingredientes
1 cebola picada
1 dente de alho amassado
2 colheres de sopa de azeite
520g de carne magra moída
450g de tomate em lata sem escorrer cortado em pedaços grandes
½ xícara de purê de tomate
1 cubo de caldo de carne amassado
¼ de xícara de vinho tinto

Modo de Preparo
Coloque a cebola, o alho e o azeite em um recipiente para microondas, cubra e cozinhe em potência alta por 3 minutos, pare e mexa a mistura, ponha para cozinhar por mais 2 minutos. Acrescente a carne, formando uma camada, cubra e cozinhe por aproximadamente 3 minutos. Ponha os tomates, o purê de tomate, o cubo de carne, o vinho, e a pimenta-do-reino a gosto. Cubra e cozinhe por 15 minutos. Salpique com a salsinha e sirva.

Rendimento
4 pessoas.

Lasanha de pão de forma


Ingredientes
1 pacote de pão de forma
1 lata de creme de leite
1 cebola
3 dentes de alho
1/2 kg de queijo mussarela
1/2 kg de apresuntado

Modo de Preparo
Em uma panela refoque a cebola e o alho logo em seguida coloquem a lata de creme de leite, deixe no fogo até levantar a primeira fervura, apague o fogo e reserve em uma travessa coloque a primeira fileira de pão (molhe o pão no leite), depois o molho, o apresuntado e a mussarela. Faça duas camadas, terminando com o queijo e leve ao forno. Leve ao forno por alguns minutos antes de servir, retirando assim que o queijo estiver derretido.

Tempo de Preparo
30 minutos

Suco anti-ressaca


Ingredientes
1 unidade média descascada de maçã
½ unidade descascada de cenoura
1 talo pequeno de aipo (ou salção)
Suco de 1 unidade de laranja

Modo de preparo
Pique a maçã, a cenoura e o aipo e bata no liquidificador junto com o suco de laranja ou a água de coco. È recomendado que se tome até 3 copos por dia.

Dica importante
Fique atenta também à hidratação. O clima quente e a agitação podem fazer com que o corpo fique desidratado. Afim de evitar isso, abuse dos líquidos, sejam eles água, suco de frutas ou água de coco.

Creme brûlée



Ingredientes
10 gemas de ovos
300 ml de creme de leite
700 ml de leite
200 ml de açúcar normal
80g de açúcar cristal
1 fava de baunilha
8 folhas de hortelã

Modo de preparo
Abra a fava de baunilha ao meio e raspe suas pequenas sementes dentro de uma caneca. Junte o leite, leve ao fogo até ferver e desligue. Esfrie rapidamente no gelo. Pré-aqueça o forno a 150°C. Bata as gemas até ficarem esbranquiçadas, juntando o açúcar e só no final e leve ao fogo, em banho-maria, sem parar de mexer.
Junte o creme de leite e o leite coado e bata bastante até a mistura começar a ficar cremosa. Coloque 8 vasilhas em banho-maria em uma assadeira. Encha as vasilhas com o creme, tomando cuidado para que a espuma abaixe, e complete a porção. Leve ao forno pré-aquecido e asse por aproximadamente 30 minutos (ou até ficar firme e levemente dourado). Cuide para que a água não ferva, senão o creme irá talhar.
Retire do banho-maria e deixe em temperatura ambiente. Polvilhe o creme com o açúcar cristal, queime com um maçarico e enfeite c/ hortelã e sirva.

Rendimento
8 porções

Pavê de café


Ingredientes da calda
3 colheres (sopa) de café solúvel
2 colheres (sopa) de açúcar
2 colheres (sopa) de vinho Marsala

Ingredientes do creme
1 embalagem de creme tipo chantilly (200 ml) 1/3 de xícara (chá) de açúcar (60 g)
3 gemas

Ingredientes para a montagem
1 embalagem de biscoito tipo champagne (180 g) 1 colher (sopa) de cacau em pó

Modo de preparo da calda
Dissolva o café solúvel em 1 xícara (chá) de água fria com o açúcar. Acrescente o vinho Marsala, misture bem e reserve.

Modo de preparo do creme
Resfrie o creme tipo chantilly por 12 horas em geladeira ou por até 30 minutos no freezer, tomando cuidado para não deixá-lo congelar. Em fogo baixo, prepare uma calda fina com 1 colher (sopa) de água e o açúcar. Bata as gemas despejando a calda quente aos poucos até ficar bem fofa e esbranquiçada (em torno de 5 minutos). Em outro recipiente, bata o creme tipo chantilly gelado até o ponto de chantilly firme (cerca de 3 minutos) e incorpore-o delicadamente às gemas batidas.

Montagem
Umedeça os biscoitos na calda de café e coloque-os em uma travessa lado a lado, cubra com parte do creme. Repita as camadas finalizando com o creme. Deixe em geladeira até o momento de servir e polvilhe o cacau em pó.

Dicas
Você pode substituir o vinho Marsala por conhaque; Experimente também servir em porções individuais.

Pudim de Capuccino light


Ingredientes

- 1 lata de leite condensado light
- a mesma medida de leite desnatado
- 3 ovos
- 1 xícara (chá) de chocolate ou cacau em pó
- 1 xícara (chá) de café forte ou 1 colheres (sopa) de café solúvel

Calda de chocolate


- 100 g de chocolate dietético
- 1/3 xícara (chá) de água
- 1 xícara (chá) de café bem forte




Modo de Preparo

Para o pudim, bata os ingredientes no liquidificador. Despeje o conteúdo numa fôrma untada de tal forma a não ultrapassar a metade. Cubra com papel manteiga. Leve ao microondas por 5 minutos na potência máxima, mais 5 a 8 minutos na potência média-máxima e, por fim, de 5 a 10 minutos dentro do forno (tempo de espera) para terminar o cozimento. Tire do forno, deixe esfriar e leve a geladeira. Quando estiver gelado e firme, desenforme. Para a calda, coloque o chocolate picado e a água em um recipiente refratário. Leve ao microondas por 1 a 2 minutos na potência máxima. Mexa bem, acrescente o café e deixe esfriar. Regue o pudim com a calda e sirva.


Análise Nutricional

1 porção = 82g (1 fatia pequena)

Valor nutricional e
calórico por porção:
Total
Calorias 162 kcal
Carboidratos 21.9 g
Proteínas 6.9 g
Lipídios 5.2 g