23 de fevereiro de 2009

Pão de Calabresa


O sabor dos ingredientes complementam a leveza dessa massa.

Ingrediente:
1 colher de sopa de sal
4 colheres de sopa de queijo parmesão ralado
1 ½ colher de chá de açúcar
1 kg de farinha de trigo
1 xícara de água morna
aproximadamente 50g de fermento biológico
200g de lingüiça calabresa defumada cortada em rodelas finas
3 colheres de sopa de azeite de oliva
150g de queijo mozarela ralado grosso

Modo de preparo:
Coloque o fermento em uma tigela funda e salpique com o açúcar. Com um garfo, amasse o fermento e o açúcar até obter uma pasta. Acrescente metade de água morna e misture. Coloque na mistura 1 xícara de farinha de trigo, misture bem e vá acrescentando água morna aos poucos para obter uma massa lisa e macia. Amasse por 10 minutos e coloque a massa novamente na tigela. Cubra com um pano úmido. Deixe a massa dobrar de volume por cerca de 40 minutos, dependendo da temperatura do dia.

Amasse novamente a massa por 5 minutos, abra com um rolo formando um retângulo de aproximadamente 50 x 30 cm. Arrume sobre a massa a lingüiça e salpique com a mozarela e o parmesão. Enrole-a como se fosse um rocambole e, com as pontas dos dedos, aperte bem a emenda e as pontas. Faça um círculo com a massa unindo bem as extremidades. Coloque em uma fôrma de bolo de 25 cm (furo no meio).

Cubra novamente com um pano e deixe o pão crescer novamente por cerca de 30 minutos. Pré-aqueça o forno em médio. Pincele o pão com um pouco de azeite de oliva e leve ao forno para assar por cerca de 1 hora. Deixe esfriar completamente para retirar da fôrma.

Nenhum comentário:

Postar um comentário