14 de junho de 2010

Cheesecake de morangos

Ingredientes
200g de biscoito tipo maisena
5 colheres (sopa) de manteiga derretida
250g de ricota
2 xícaras (chá) de leite
1 e 1/2 xícara (chá) de açúcar refinado
1 xícara (chá) de creme de leite
2 e 1/2 envelopes de gelatina em pó incolor e sem sabor
Folhas de hortelã para decorar

Calda de morango ou frutas vermelhas:
300g de morangos ou framboesas
4 colheres (sopa) de açúcar de confeiteiro
1 colher (sopa) de suco de limão

Modo de Preparo
1º etapa:
Coloque os biscoitos no liquidificador e triture bem. Em uma vasilha, coloque a manteiga, junte os biscoitos triturados e misture bem os ingredientes formando uma massa. Coloque no fundo de uma fôrma de aro removível de 26cm de diâmetro, pressione bem com os dedos e leve ao forno médio, preaquecido, por 8 minutos.

2º etapa:
No liquidificador, bata a ricota e o leite. Adicione o açúcar e continue batendo. Coloque o creme de leite e a gelatina já dissolvida conforme instruções da embalagem e bata rapidamente. Despeje na base já montada no aro removível e leve à geladeira por 4 horas. Desenforme e sirva com a calda de morango ou frutas vermelhas.

3° etapa:
Para a calda, no liquidificador bata a fruta (morango ou framboesa) com o açúcar até formar um purê. Peneire e acrescente o limão. Em uma panela ferva a calda em fogo baixo por 10 minutos. Decore com folhas de hortelã.

Bolo com morangos

Ingredientes:
4 ovos (claras e gemas separadas)
2 xícaras (chá) de açúcar
1 xícara (chá) de água
3 xícaras (chá) de farinha de trigo
1 colher (sopa) de fermento em pó
1 pote de geléia de morango
Margarina e farinha de trigo para untar
Morangos para decorar a gosto

Cobertura:
4 xícaras (chá) de chantilly pronto

Calda:
1 caixa de morangos limpo
1/2 xícara (chá) de açúcar

Modo de Preparo
Para a calda, em uma panela, coloque o morango e o açúcar e leve ao fogo médio por 10 minutos ou até ficar macio. Retire do fogo, bata no liquidificador e reserve. Na batedeira, bata as claras em neve, as gemas, o açúcar, a água, a farinha e o fermento, batendo a cada adição. Coloque em uma fôrma redonda de 30cm de diâmetro untada e enfarinhada. Sobre a massa,coloque colheradas (sopa) de geléia, aleatoriamente e leve ao forno, preaquecido, por 30 minutos ou até que ao enfiar um palito, ele saia limpo. Retire do forno, deixe esfriar e desenforme. Cubra o bolo com o chantilly, despeje a calda de morango reservada e decore com os morangos.

Bombas de creme com cobertura de chocolate

Ingredientes:

500ml de água
1 xícara (chá) de manteiga em temperatura ambiente
1/2 colher (sopa) de sal
2 xícara (chá) + 3 colheres (sopa) de farinha de trigo
8 ovos
Margarina para untar
Leite morno para pincelar
Recheio:
2 xícaras (chá) de leite
1 lata de leite condensado
2 gemas
1/2 colher (sopa) de essência de baunilha
4 colheres (sopa) de maisena
Cobertura:
300g de chocolate ao leite derretido

Modo de Preparo:
Ferva a água com a manteiga e o sal. Assim que levantar fervura, adicione a farinha de uma só vez e continue mexendo com uma colher até formar uma bola de massa que desgrude das paredes da panela. Tire do fogo e com uma colher ou na batedeira (com o a pá de leque) bata a massa para esfriar um pouco. Incorpore os ovos, um a um, misturando bem a cada adição. Em seguida, coloque a massa no saco de confeitar e faça o formato desejado em uma assadeira untada e forrada com papel-manteiga. Pincele com leite morno e leve ao forno médio, preaquecido, deixe até crescer. Abra a porta do forno por alguns instantes para eliminar o vapor e deixe a massa secar. Em uma panela, coloque o leite, o leite condensado, a gema, a baunilha e a maisena. Mexa bem para dissolver. Leve ao fogo e mexa até engrossar. Desligue e continue mexendo até esfriar um pouco. Coloque em um saco de confeitar para facilitar o trabalho. Com a ajuda de uma tesoura limpa, abra as massas e recheie. Espalhe o chocolate derretido, espere endurecer e sirva.

Bolo de chocolate rápido

Ingredientes:
Massa do bolo:

3/4 xícaras (chá) de óleo de soja;
1 1/2 xícaras (chá) de água morna;
2 1/2 xícaras (chá) de farinha de trigo;
2 xícaras (chá) de açúcar;;
1 xícara (chá) de chocolate em pó;
3 gemas;
3 claras em neve;
1 colher (sopa) de fermento em pó;

Calda:
1/2 lata de leite condensado
1/2 copo de leite (tipo requeijão)1 colher(sopa) de manteiga;
4 colheres (sopa) de achocolatado em pó.

Modo de preparo:
Bolo:

Na tigela da batedeira coloque o açúcar, as gemas e o óleo, bata até obter um creme. Desligue a batedeira, adicione a água morna, volte a bater em velocidade baixa, e vá acrescentando a farinha e o chocolate em pó, assim que terminar de colocar a farinha e o chocolate em pó, bata em velocidade alta, até que todos os ingredientes se misturem e a massa fique homogênea. Desligue a batedeira. Com o auxílio de uma espátula, adicione as claras em neve e o fermento em pó. Mexa delicadamente. Despeje em uma assadeira redonda bem untada. Leve ao forno pré-aquecido em 180ºC por aproximadamente 35 a 45 minutos, depende muito do seu forno, faça o teste do palito para confirmar se está realmente assado. Retire do forno e deixe esfriar.

Calda:

Coloque todos os ingredientes em uma panela, misture. Cozinhe até ficar bem cremosa. Espalhe sobre o bolo a calda ainda quente!

3 de junho de 2010

Conheça um pouco de carnes

1 - Aba de filé - Peça de pouca utilização, pois é bastante rija e cheia de nervos. Normalmente, os açougues colocam-na à venda já moída.

2 - Capa de filé - De textura desigual, coberta por uma espessa camada de gordura e de carne identificada por uma grossa cartilagem que divide a peça. É indicada para pratos com molho, de cozimento mais longo, para ensopados e picadinhos.


3 - Ponta de agulha - É a carne que reveste as costelas do boi. Esses músculos são constantemente exigidos no trabalho de respiração do animal. Por isso são bastantes duros e dotados de fibras grossas e compridas. Seu uso ideal é em ensopados, cozidos e sopas.

4 - Fraldinha - Corte pequeno, próximo do traseiro; por ser menos requisitado em termos de trabalho muscular, sua carne não é tão rija. As fibras são uniformes, o que facilita o corte em preparações como bifes de panela, ensopados e cozidos.

5 - Cupim - Peça característica do gado zebu, conhecida em todo país pela sua utilização no churrasco. É rica em gordura entre as fibras, suculenta e de sabor típico. Excelente também para assados ou carnes de panela.

6 - Rabo - Parte adequada para cozimento lento, como ensopados ou carnes de panela. Pode ser preparada em pedaços - separando-se as vértebras individualmente - ou numa só peça. Quando preparada com osso, o molho se torna mais saboroso e encorpado.

7 - Acém - É o maior pedaço dianteiro. A carne é macia, bem marmorizada - o que possibilita cozimento longo sem ressecamento - e presta-se a muitas variações, como ensopados, picadinhos, cozidos, bifes de panela e carnes de panela recheadas e com molho.

8 - Braço - Também chamado de “pá”ou “paleta”. Embora mais musculosa que o acém, tem gordura e nervos suficientes para assegurar-lhe o sabor. Divide-se em três partes: o miolo do braço, a parte central e o peixinho. O braço permite a preparação de grande número de pratos.

9 - Peito -
Por sua espessura, largura e formato, é a melhor peça do dianteiro para fazer carne recheada enrolada. Além disso, a gordura superficial evita o seu ressecamento durante o tempo de cozimento. É facilmente identificável pelo seu formato especial.

10 - Pescoço - Continuação do peito, tem duas vantagens: o preço - é um dos cortes mais baratos do dianteiro - e as fibras bem irrigadas de gordura. Presta-se a preparações que exijam bons molhos, e dá ótimos resultados em ensopados, cozidos, picadinhos e carnes de panela.

11 - Músculo - Peça de musculatura desenvolvida, saborosa e ideal no preparo de molhos, ensopados, carnes de panela e sopas. Ossobuco É o músculo com o osso - no interior do qual se encontra o tutano, cortado em fatias de 3 cm.

Requeijão caseiro

Ingredientes:

2 litros de leite,
1 xicara de vinagre branco,
1 colher de manteiga e sal a gosto.

Modo de preparo:

Coloque o leite numa panela, quando começar a ferver coloque o vinagre e mexa. Desligue o fogo, escorra o soro, coloque a massinha no liquidificador, coloque a manteiga e adicione sal. Bata até virar um creme!

1 de junho de 2010

Torta salgada

INGREDIENTES:

Massa
1/2 xícara (chá) de polvilho doce
1/2 xícara (chá) de polvilho azedo
1 colher (sopa) de fermento em pó
1 colher (chá) de sal
6 claras
6 gemas peneiradas
Maionese a gosto
1/2 xícara (chá) de molho de tomate (para pincelar)
Queijo meia cura ralado a gosto (para polvilhar)

Sugestões de recheio: carne seca, presunto e queijo, palmito

Recheio de carne seca:
Fio de óleo
1 cebola picadinha
2 dentes de alho bem picadinhos
Pimenta vermelha picada a gosto
400g de carne seca, dessalgada, cozida e desfiada
1/2 xícara (chá) de molho de tomate
Sal e salsinha picada a gosto

Recheio de presunto e queijo:
200g de queijo prato picado
200g de queijo mussarela picado
200g de presunto picado
3 tomates sem sementes cortados em cubinhos
Sal e orégano a gosto

Recheio de palmito:
2 colheres (sopa) de azeite
1 cebola média picada
1 dente de alho picado
1 vidro de palmito picado (300g)
2 tomates sem pele e sem semente cortados em cubinhos
1 envelope de caldo de carne em pó
Sal e pimenta do reino a gosto
2 colheres (sopa) de água misturada com 1 colher (sopa) de fécula de batata
1/2 xícara (chá) de azeitona verde picada
Cheiro verde picado a gosto

MODO DE PREPARO

Massa
Numa tigela misture o polvilho doce, o polvilho azedo, o fermento em pó e sal. Reserve.

Numa batedeira coloque as claras e bata bem. Com a batedeira ainda ligada adicione as gemas peneiradas. Diminua a velocidade da batedeira e continue batendo até a massa ficar cremosa (cerca de 10 minutos). Junte esta massa com a mistura de polvilhos (reservada acima) e misture delicadamente.

Numa fôrma untada e polvilhada com polvilho doce coloque a massa (feita acima) e leve ao forno médio preaquecido a 180°C por cerca de 20 minutos. Retire do forno e desenforme ainda quente sobre um pano levemente umedecido. Reserve.

Montagem
Numa assadeira coloque a massa do rocambole (reservada acima), abra com cuidado, espalhe uma camada de maionese, o recheio de sua preferência e enrole com cuidado. Transfira para uma assadeira untada, pincele o rocambole com molho de tomate, polvilhe queijo meia cura ralado a gosto e leve ao forno médio preaquecido a 180°C por cerca de 10 minutos para gratinar. Sirva em seguida.

Recheio de carne seca
Numa panela coloque o fio de óleo, a cebola picadinha e o alho e leve ao fogo médio até dourar (cerca 5 minutos). Adicione pimenta vermelha picada a gosto, a carne seca e o molho de tomate. Misture bem, corrija o sal e polvilhe salsinha picada a gosto.

Recheio de presunto e queijo
Numa tigela coloque o queijo prato picado, o queijo mussarela, o presunto, os tomates, sal e orégano a gosto e misture bem.

Recheio de palmito
Numa panela aqueça o azeite e refogue a cebola e o alho até dourar. Acrescente o palmito, os tomates, o caldo de carne, a água misturada com a fécula de batata, sal e pimenta do reino a gosto e refogue por mais 3 minutos. Junte a azeitona verde e cheiro verde picado a gosto e misture.